quarta-feira, 24 de outubro de 2012

IV Seminário de tecnologias do NTE Regional

No dia 19 de Outubro de 2012 foi realizado em Campo Grande, o IV Seminário de Tecnologias, idealizado pelo NTE Regional. Nele os diversos municípios jurisdicionados pelo NTE apresentaram propostas de projetos e atividades realizadas em suas escolas.

Maura - diretora do NTE Regional

Toda equipe do NTE Regional

PROGETEC Carolina e colegas de Terenos (Grasiela, Vanessa e Nayane)



Projeto "Folclore"


Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira
Rio Negro – MS
Público alvo: alunos do 6ºB e 8ºB do Ensino Fundamental e 1ºC, 2ºC e 3ºB do Ensino Médio.
Turno: Noturno
Período: Agosto de 2012.
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, História,

PROJETO FOLCLORE

Justificativa:
      Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
     O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)

Objetivos:
- Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
- Resgatar algumas histórias folclóricas do seu município;
- Aprimorar a interpretação através de desenhos;
- Compreender o significado de alguns ditados populares;
- Conhecer alguns pratos típicos do folclore brasileiro;
- Criar mecanismos diversificados para “trazer” os alunos à escola / aula nas 6ª feiras;
- Fazer saber que o povo brasileiro é produto de raça branca, negra e indígena, onde os costumes eram diversos e sua mescla resultou em nossa cultura.

Metodologia:
Montar a “roda de leitura” e iniciar com as dramatizações dos causos. Em seguida realizaram a leitura e interpretação dos provérbios propostos, juntamente com a apresentação de alguns apelidos de antigos moradores e seus motivos.
Festival das adivinhações, encerrando com a degustação de alguns pratos típicos trazidos pelos alunos e professores.    

Recursos:
Foram utilizados na realização das atividades: papel sulfite, lápis de cor, caneta, computador com internet, máquina digital, grampeador, além dos ingredientes para confecção das comidas típicas.

Avaliação:
Os alunos foram avaliados mediante realização das pesquisas, participação nas atividades em sala, apresentação dos contos e elaboração dos pratos típicos.

                                                             ANEXOS 







terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projeto "Festival da Canção"


Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira
Rio Negro – MS
Público alvo: Todos os alunos da Escola
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno.
Criação: Professora Dulcemar de Carvalho Brioschi

Projeto “Festival da Canção”

Introdução
A música é a forma de expressão humana mais completa. Nela, e através dela, o homem, independente de idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo. (Bandeira, 2008).
A escola do novo milênio abre-se às tecnologias e inovações que a ajudam a tornar-se mais qualitativa e agradável à sua comunidade como um todo. Pensando nisso nós, professores da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira, decidimos promover o Festival da Canção dentro do âmbito escolar. Sabemos que a música é um instrumento fortíssimo para desenvolver a capacidade de aprender, pois segundo estudiosos elas encontram-se espalhadas por todo o cérebro, ao contrário de outras como a fala e a leitura, que se concentram em pontos específicos. Ela também é importante para superar o isolamento que ocorre com as pessoas tímidas. Ajuda também quem tem dificuldade na concentração. Praticar música em qualquer dos seus módulos, é um exercício de sensibilidade. Ajuda a administrar o tempo e exercitar a memória.

Objetivo Geral
Promover o “Festival da Canção” como um evento democrático de ampla participação estudantil que incentive à prática da música contribuindo para a difusão cultural em nossa escola.

Objetivos específicos
  • Mostrar a cultura da música nos seus mais variados aspectos: arte, lazer e educação;
  • Revelar novos talentos oferecendo espaço cultural para que nossos alunos mostrem seus trabalhos à comunidade escolar.
  • Incentivar e premiar os primeiros participantes, convidando-os a se apresentarem no Sarau Literário da Escola.
  • Agir socialmente através da música na inserção de jovens dando-lhes uma nova opção de lazer;
  • Tornar tradicional a execução deste festival no calendário escolar;
  • Melhorar através da difusão da cultura musical, a indisciplina na escola.

Justificativa
Acreditamos que a realização do “Festival da Canção” sirva como um momento de entretenimento estudantil e de promoção cultural, no qual os nossos alunos poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável. A participação de crianças, adolescentes e jovens em um evento artístico pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular. É sabido que a prática de esportes e artes em geral, é relevante para o desenvolvimento dos mesmos, pois por meio destas práticas se estabelecem limites sociais e há a transferência de saberes. A música é parte da essência humana. A cada acontecimento da nossa vida, associamos uma melodia. Poucas artes ou atividade humana têm tamanha capacidade. Diversos estudos têm demonstrado os valores positivos da música. O aprendizado musical é um processo educativo não-formal e informal e está presente em Projetos Sociais, nas Escolas de Música e nas Igrejas Cristãs, que proporcionam um espaço extremamente rico e saudável. Assim, acreditamos que esse Festival da Canção, ao entrar no calendário cultural da nossa escola irá promover o desenvolvimento cognitivo e cultural de nossos alunos e da comunidade escolar como um todo.

Metodologia
Este projeto será composto por duas partes: Organização e execução. Na organização, será feito o convite a todos os professores que quiserem participar, independente da área, para que cada um seja responsável pelo envolvimento dos alunos de uma turma. E na execução serão duas etapas. Na primeira todos os alunos inscritos poderão participar sendo classificados somente os três primeiros. Na segunda e última etapa, os classificados apresentarão suas músicas, sendo julgado vencedor, o que melhor preencher os quesitos na opinião dos jurados.
A escola será responsável pela aquisição do som, e os alunos de arranjarem os instrumentos musicais que desejarem apresentar. Na etapa final, será feita uma comissão julgadora, composta pelos membros da comunidade escolar e os mesmos terão em mãos os quesitos a serem julgados – postura, empatia com o público, ritmo e afinação de voz.
A premiação ocorrerá para o primeiro lugar de cada etapa. Sendo os períodos matutino e noturno a premiação de um violão, e outra no período vespertino com uma cesta de guloseimas.

Categorias
As categorias participantes são todos os alunos da escola divididos por períodos matutino e noturno juntos, e vespertino separadamente.

Recursos Utilizados
Os recursos humanos disponíveis na escola, ou seja os professores, coordenadores direção colegiada e alunos.
Recursos físicos: som

Resultados Esperados
Espera-se que a participação seja efetiva de todos e que a promoção do Festival seja um evento que traga, além do lazer, uma aprendizagem mais prazerosa para todos os participantes, além de estarmos nos preparando para no Sarau Literário, visto que os vencedores estarão convidados para tal evento.

Avaliação
A avaliação será feita no decorrer do evento e após o mesmo, nas atitudes dos alunos para uma melhor convivência e despertar do exercício da cidadania.

                                                    ANEXOS








Projeto "Dia das mães"


PROJETO DO DIA DAS MÃES
Identificação
Público alvo: Alunos dos períodos Matutino, Vespertino e Noturno da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira.
Responsáveis: todos os professores e funcionários da escola.
Período: Maio de 2012.
Localidade: Rio Negro – MS.

Justificativa
Nos dias atuais em que se percebe uma crise de valores, é fundamental trabalhar com os alunos, no sentido de resgatar noções básicas de respeito e valorização à vida, de forma contextualizada, reafirmando o grande valor da mãe em nossas vidas e o seu papel, considerando também diferentes formas de organização familiar. Neste contexto, foi realizado na escola o projeto do Dia das Mães, procurando o resgate de valores, aliado ao desenvolvimento escolar.

Objetivos
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças e as mães;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Desenvolver a leitura, a escrita e a interpretação, através das atividades em sala, apresentações de músicas e teatros.

Metodologia
            No período Matutino foram realizadas atividades em sala de aula como: leitura de poemas e poesias (nas turmas do Ensino Médio), leitura, interpretação de textos e confecção de cartões na STE, e escolha de apresentações de músicas e poesias.
            No período Vespertino foram realizadas leitura de textos e interpretação, leitura de poesias, pesquisas na STE e confecção de desenhos e cartões para as mães. Além de escolha de músicas e teatro para apresentação.
No período Noturno foram realizadas pesquisas na STE de poemas sobre as mães e levantamento de questões sobre as famílias atuais.
Após realizarem as atividades em sala, foi marcado o dia das apresentações na escola, onde foram convidadas as mães dos alunos para assistirem as apresentações de vídeos, músicas, declamações de poesias e teatros, intercaladas com sorteio de brindes. Foram encerradas as apresentações servindo um delicioso bolo, confeccionado pelos próprios professores e funcionários da escola.

Avaliação
O trabalho foi muito significativo, realçando o valor da participação de todos os alunos e profissionais envolvidos. Percebendo-se claramente, a união da equipe e a satisfação das homenageadas.

                                           ANEXOS











quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nossa Escola no ENO TREE PLANTING DAY

No dia 21 de Setembro de 2012 foi realizado um plantio de árvores em risco de extinção, em comemoração ao dia da árvore e atividade do Projeto Meio Ambiente/Primavera. O plantio foi uma parceria da APREMARINE (ONG que atua em Rio Negro - MS) que tem o apoio da PRETROBRAS,  com a Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira.
Devido a esse apoio, foi solicitado à ONG a postagem do evento em um site internacional - o ENO tree planting.
Confira no link!!!

ENO TREE PLANTING DAY 21SEP2012


terça-feira, 2 de outubro de 2012

6ª Web Conferência do Meio Ambiente


No dia 02 de Outubro de 2012, nas dependências da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira, aconteceu a 6ª Web Conferência sobre Meio Ambiente, com o tema Terra.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Festival da Canção - Vespertino 2012



As apresentações foram realizadas nos dias 03 e 31 de Agosto de 2012, nas dependências da Escola Leontino. Sendo no último dia, a entrega do prêmio de 1º lugar (cesta de guloseimas) para a aluna Beatriz Furtado, do 5º Ano "A" do Ensino Fundamental.

Festival da Canção 2012-Matutino



As duas fases de apresentação do Festival da Canção foram realizadas nos dias 03 e 31 de Agosto de 2012, nas dependências da Escola Leontino. Sendo no último dia, a entrega do prêmio de 1º lugar (um violão) à aluna Thaís Marques (3º Ano A do Ensino Médio).