quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto "Dia da árvore 2012 (Ação de plantio)"



   Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

   Secretaria de Estado de Educação

    E.E.Leontino Alves de Oliveira


  Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira
Diretor: Roberto Yoshimitsu Ezoe
Coordenadora Pedagógica: Giulianne Felix Muniz
Professora: Elizangela Maria dos Santos Arruda
  Público Alvo: 9° Ano A Ensino Fundamental e 2°A/B Ensino Médio
Período: Matutino
Disciplinas: Ciências e Biologia
Tempo de execução: 03 aulas
Parceria: Associação de Preservação do Meio Ambiente de Rio Negro - APREMARINE

Projeto Dia da Árvore - Dia Internacional para a Paz

Justificativa
De acordo com a Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de educação Ambiental, propõe um trabalho conjunto com todos os segmentos educacionais e representativos da comunidade, atendendo a uma concepção interdisciplinar de ação a Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira apresenta o Projeto Dia da Árvore e Dia Internacional para a Paz, data proclamada pelas Nações Unidas e reconhecida durante a Conferência Rio +20.
Esta ação busca envolver os educandos de maneira que os levem a pensar sobre as questões ambientais pertinentes ao seu cotidiano e ao local onde residem auxiliando no processo de conduta individual e coletiva que vise buscar soluções que promovam melhor qualidade do meio ambiente através da participação da sociedade.
A parceria entre a escola e a ONG Associação de Preservação do Meio Ambiente de Rio Negro - APREMARINE constituída desde 2006, executora do Projeto Restauração Florestal de APPs com pequenos proprietários rurais da microbacia do córrego do Café é um meio facilitador de aprendizagem para temas ambientais, pois promove o envolvimento através de ações práticas que despertam o interesse e mudanças positivas de atitudes.
Para a execução de ações de recuperação de áreas de preservação permanentes – APPs (matas ciliares, nascentes, minas) e ações de Educação Ambiental a APREMARINE conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.



Objetivos
v             Promover a interação entre a escola e organização ambiental constituída juridicamente para entendimento de questões ambientais.
v             Informar sobre ações existentes que contribuam para preservação ambiental no município.
v             Promover ação prática em comemoração ao Dia do Plantio de Árvores e Dia Internacional para a Paz através do plantio de 250 árvores de espécies nativas em área trabalhada pelo Projeto Restauração Florestal de APPs.
v             Conscientizar sobre a importância de se preservar e recuperar áreas de preservação permanentes como meio de garantia da flora, fauna e recursos hídricos.
v             Conhecer algumas espécies de plantas nativas utilizadas em ações de restauração florestal.
v             Entender sobre a importância da preservação das nascentes do planalto para conservação da Planície Pantaneira.
v             Promover a interação para o desenvolvimento de trabalho coletivo entre alunos de diferentes turmas.

 Metodologia
No dia 21 de setembro de 2012, a Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira promoverá em parceria com a APREMARINE uma ação prática de plantio na propriedade Sítio Vô Bião localizada na microbacia do córrego do Café, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental- 9º Ano A e Ensino Médio-2º Ano A/B e alguns professores.
A equipe da APREMARINE fará toda preparação do local (covas e disposição das mudas), para ocorrer a ação de plantio em uma área de preservação permanente que atualmente encontra - se em estágio de degradação.
O plantio será realizado utilizando 250 mudas no entorno de uma das vertentes do córrego do Café.
Como forma de divulgação desta ação os alunos e professores participantes irão receber da APREMARINE, camisetas e canecas personalizadas do Projeto Restauração Florestal de APPs em Rio Negro.




Avaliação
Esta ação será avaliada através da observação do envolvimento das turmas tendo como resultado a participação para que ocorra o devido plantio de árvores na área proposta.

Resultado
Pretende–se que todos os envolvidos reforcem a sensibilidade sobre a importância da preservação ambiental sendo isto demonstrado não somente através do plantio de árvores, mas por práticas que permeiem melhor qualidade de vida entendendo a relação entre o homem e o meio ambiente.


                                                  Anexos
Professoras Elizangela e Carolina.

Coordenadora Giulianne.

Alunos realizando o plantio das mudas.

Vista da chácara Vô Bião, vertente do Córrego do Café.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário